Como o nome indica a dieta da sopa é umadieta para emagrecer que envolve muita sopa de repolho. Á primeira vista pode parecer absurdo e diferente de todas as outras dietas como a dieta de Atkins ou a dieta de South Beach, mas esta dieta tem pontos positivos.
Apesar da dieta da sopa não ser uma dieta milagrosa ela ajuda a desintoxicar o organismo. Esta dieta desintoxicante ajuda a fazer uma limpeza aos intestinos e elimina toxinas porque leva a um consumo reduzido de açúcar e à redução de calorias.
A dieta da sopa tem várias variantes, tem a americana, a do hospital, do coração, etc. Esta dieta ficou famosa depois da atriz Adriane Galisteu ter dito que a dieta da sopa era milagrosa! Se está a pensar como fazer a dieta da sopa, vai achar muito fácil de preparar!
A dieta da sopa de repolho é baseada no fato das dietas que contem muitas fibras e pouca gordura ajudam a eliminar gordura. A sopa de repolho é feita com repolho, cebolas e tomates. É dito que a sopa queima calorias e gordura porque tem muita fibra e poucas calorias.
Apesar de estar escrito em muitos sites e revistas que “quanto mais sopa comer durante cada dia, mais calorias vai queimar e mais peso vai perder” isso não passa de um mito. O sabor da sopa não é nada de especial por isso deve ser tomada com outros alimentos.
Ao contrário de outras dietas para emagrecer, na algumas versões da dieta da sopa não têm restrições nos alimentos que come desde que tome a sopa com cada refeição. De vegetais a batatas e bifes, pode comer tudo o que quiser. Os dietistas que estão a seguir a dieta são encorajados a comer muitas frutas e sumos sem adoçantes e açúcares (o que não é recomendado para quem quer emagrecer).
As regras da dieta da sopa incluem:
  • Todas as refeições devem ser feitas no churrasco, assadas ou cozidas.
  • Não pode ingerir alimentos fritos nesta dieta.
  • Evitar o álcool, pão, e refrigerantes com açúcar.
Estas três regras descritas ajudam a ter uma alimentação saudável e com menos calorias – aprovado!
Uma desvantagem da dieta da sopa é que não é uma dieta para o longo prazo. Só pode ser feita durante um período de 7 dias. Até ao fim dessa semana, a pessoa pode perder até 8 kilos dependendo da alimentação durante essa semana. Fazer a dieta durante mais de uma semana pode ser perigoso para a saúde tendo em conta a seleção de alimentos limitada e a quantidade de produtos enlatados (tomate) que são ingeridos.
É por ser uma dieta rápida e de choque que muitas mulheres escolhem a dieta da sopa quando querem emagrecer muito rápido. Muitas pessoas fazem esta dieta de emagrecimento para ficar em forma antes de começar uma dieta mais longa. A dieta da sopa também é utilizada para quem quer perder peso extra para eventos especiais como casamentos.
Se você está tentado perder peso há muito tempo, de certeza que já ouviu falar da dieta da sopa. Apesar da dieta ser fácil de seguir, é uma dieta radical que parte do princípio que quanto mais sopa de repolho você comer durante 7 dias, mais peso vai perder. Algumas pessoas falam em perdas entre os 5 e os 8 quilos de peso por semana… Será verdade?

Dieta da Sopa – Mito ou Realidade?

Como esta dieta é feita para o curto prazo e não requer um compromisso a longo termo é fácil de perceber porque é que se tornou uma dieta para emagrecer muito famosa.
Outra razão para a sua popularidade é o seu baixo custo, o preço do repolho é muito baixo e é o ingrediente principal de toda a dieta. Assim não tem de se preocupar em gastar dinheiro enquanto perde peso e emagrece.

Então… A Dieta da Sopa Funciona?

Muitos dizem que esta dieta quase que garante perder 5 quilos em uma semana. Enquanto isto pode ser verdade, os especialistas em nutrição dizem que a maioria da perda de peso vem de perdas de água e não de gordura. Os investigadores concluíram que é impossível perder tanta gordura em uma semana. Grande parte do peso que perde com a dieta das sopas é temporário e é muito provável voltar a ganhar o peso alguns dias depois da dieta.
Esta perda de peso acontece porque na primeira semana que seguir uma dieta hipocalórica há uma perda grande de água. O peso perdido por causa da menor retenção de líquidos volta com muita rapidez.
A receita original da dieta da sopa tem um sabor muito suave e desta forma surgiram muitas receitas com muito sal e outras especiarias, para tornar a receita mais saborosa. As pessoas que não têm tolerância para muito sal não devem fazer esta dieta. Quem tem hipertensão arterial costuma ter medo de quantidades elevadas de sal, mas basta utilizar menos.
Apesar da dieta da sopa ajudar a perder algum peso os dietistas têm que entender que esta dieta tem muito poucas proteínas. Devido a este fato as pessoas sentem-se fracas e de cabeça leve enquanto fazem a dieta das sopas. O efeito secundário mais vulgar é a flatulência. Deve também falar com o seu médico antes de começar esta dieta.

A Dieta da Sopa É Saudável?

A dieta da sopa de repolho é uma dieta de baixa gordura e muita fibra, mas não é balanceada a nível nutricional e por isso não pode ser feita de forma continua. Com a ênfase no repolho, esta dieta tem certas carências de vitaminas e minerais. A carência de gorduras saudáveis é um problema geral na alimentação das pessoas com excesso de peso e a dieta da sopa não resolve esse problema porque elimina o máximo de gordura possível sem dizer quais são as gorduras saudáveis e quais as que são prejudiciais à saúde.
Quem segue esta dieta tem que estar preparado para umas refeições monótonas porque o esforço de comer muita sopa vai criar uma grande monotonia.
Como a dieta da sopa lhe requer que coma grandes quantidades de sopa de repolho e algumas frutas, vegetais, pouco peixe você vai ingerir menos calorias – um fator positivo visto que o controlo de porções e a diminuição de calorias ajuda a emagrecer. A dieta da sopa vai dar alguma fome porque está a ingerir menos calorias do que está habituada. Ao mesmo tempo que faz a dieta deve fazer algum exercício para emagrecer de baixa intensidade – não é necessário grande esforço, algumas caminhadas longas bastam.
Por causa das possíveis carências nutricionais é aconselhável não fazer esta dieta durante mais que uma semana. Desta forma a dieta é fácil de seguir e é possível as pessoas perderem entre 5 e 8 quilos com a dieta da sopa. A dieta resume-se a comer sopa de repolho até ficar satisfeita. Existem também outros alimentos que pode comer, como explicado mais abaixo.
Para relembrar, não pode beber álcool. Segundo a dieta as únicas bebidas que pode tomar é água e suco de frutas sem adoçantes ou açúcar (o sumo de frutas só pode tomar no dia das frutas). Eu não recomendo beber sucos de frutas (nem naturais, nem embalados) porque a quantidade de açúcar e frutose pode destruir todo o esforço de emagrecimento.

Cardápio da Dieta da Sopa

Durante a dieta da sopa pode comer os seguintes alimentos:
Dia 1 – Fruta (exceto bananas)
Dia 2 – Vegetais (incluindo uma batata)
Dia 3 – Fruta e vegetais (sem batatas e sem bananas)
Dia 4 – Bananas (até 8 bananas) e leite magro
Dia 5 – Carne de vaca (até 550 gramas) e tomates até 6
Dia 6 – Carne de vaca e vegetais (exceto batatas)
Dia 7 – Arroz integral, vegetais (exceto batatas), suco sem açúcar ou adoçante
O cardápio da dieta da sopa não faz sentido para quem quer maximizar a perda de peso. Comer fruta em quantidades pequenas e médias já destrói totalmente o esforço de emagrecimento e nesta dieta é dada uma “carta branca” para consumir frutas. O que acontece é que quem faz a dieta fica com uma ideia que pode comer tanto quanto quer e ingere uma quantidade elevada de fruta. A fruta contém muito açúcar e frutose – os dois maiores inimigos do emagrecimento, isto porque aumentam a secreção de insulina para valores elevadíssimos.
A insulina em valores elevados força o organismo para um modo de armazenamento de gordura e impede a queima de gordura. A minha sugestão é substituir toda a fruta (incluindo a banana) e o arroz por vegetais.

Receita da Dieta da Sopa

Existem outras receitas da dieta da sopa, mas os ingredientes mais importantes são as cebolas, tomates enlatados, pimentos verdes, alho francês, cenouras, cogumelos e o repolho.
Eu vi pessoas a perder peso com a dieta da sopa de repolho, entre 4 e 8 quilos em uma semana. Apesar disso muito deste peso perdido foi devido à perda de humidade e não devido à perda de gordura. Passar fome durante todos esses dias com a ingestão de alimentos com muito açúcar ou frutose faz com que o metabolismo fique lento, fazendo o corpo entrar em contenção devido aos picos de insulina e acumular tudo o que pode em gordura, em vez de queimá-la.
Aqui segue a receita da dieta da sopa:
  • 1 berinjela média cortada em cubos
  • 1 nabo médio cortado em cubos
  • 2 maços de cebolinha verde picados
  • 2 latas de purê de tomates (680 g)
  • 1 maço de salsão (aipo) picado
  • 1 repolho grande fatiado
  • 1 pacote de sopa de cebola (70 g)
  • 1 cebola média picada
  • 3 cenouras médias cortadas
  • 2 xícaras de vagem picada
  • Sal a gosto
  • Curry a gosto
  • Salsinha a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 4 litros de água

Dieta da Sopa da Adriane Galisteu

Os benefícios da dieta da sopa são a perda de peso (em forma de água, gordura e músculo) e desde que não se importe de comer sopa de repolho, não vai passar fome! Esta dieta tornou-se mais conhecida como a dieta da sopa Adriane Galisteu, pois a atriz utilizou esta dieta para melhorar a sua figura.
Apesar de a Adriane Galisteu ter emagrecido muito, tornando o seu aspecto físico espetacular isso não se deveu só à dieta da sopa. A Adriane Galisteu também fez exercícios físicos para emagrecer e segui outras dicas de alimentação saudável durante um período mais longo.

A Dieta da Sopa É Recomendada?

As desvantagens da dieta da sopa são que muitos dietistas podem não conseguir aguentar a falta de energia e a má disposição da dieta. Muitas mulheres também se queixam do plano alimentar, porque ele oferece pouca variedade.
A dieta da sopa tem um plano alimentar com fraco valor nutricional e não deve ser seguido durante demasiado tempo.
A dieta da sopa requer disciplina e força mental para levar ao fim e por isso é um bom exercício de autodisciplina enquanto você desintoxica o organismo e perde alguns quilos. Deve ter em conta que grande parte do peso que perder ao longo da semana da dieta vai voltar 1 ou 2 semanas depois.
Eu não recomendo a dieta da sopa, tal como não recomendo a maioria das dietas para emagrecer baseadas em receitas mágicas e milagrosas que não têm fundamento cientifico ou que são baseadas em pesquisas desatualizadas ou erradas. Esta dieta está desatualizada e não tem nenhum efeito milagroso sobre o peso de quem a faz. Não acredite em dietas milagrosas e comece a aprender as nossas dicas para emagrecer de forma permanente e saudável! Se tiver alguma dúvida não hesite em deixar um comentário.